segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A FRAGILIDADE DAS RELAÇÕES HUMANAS


O fracasso das relações humanas é digno de um tratado, sempre foi, e agora mais do que nunca com o advento das redes sociais. Somos rápidos, sucintos, concisos e lacônicos. Estamos cada vez mais longe do outro, enganados por uma rede que não embala ninguém, nem nos faz sonhar.

Zygmunt Bauman, desenvolve o conceito de “liquidez humana”, situação que se manifesta indubitavelmente nos diversos âmbitos de nosso fracassado projeto civilizatório, em decorrência da transformação do ser humano, singular, em objeto de consumo, descartável, até mesmo nas relações interpessoais cotidianas.

A vida na sociedade líquido-moderna é uma versão perniciosa da dança das cadeiras,
jogada para valer. O verdadeiro prêmio nessa competição é a garantia (temporária) de
ser excluído das fileiras dos destruídos e evitar ser jogado no lixo (BAUMAN, 2007b, p.10).

Os relacionamentos virtuais são assépticos e descartáveis, e não exigem o compromisso efetivo de nenhuma das partes pretensamente envolvidas. Bauman define tanto as "práticas amorosas” virtuais como os relacionamentos afetivos marcados pelo gosto pela efemeridade pelo termo “relacionamento de bolso”, pois podemos dispor deles quando necessário e depois tornar a guardá-los (2004, p. 10).

Mesmo os relacionamentos mais antigos, aqueles em que o laço não é tão frouxo, dançam iludidos pela modernidade, onde é muito mais fácil descartar, bloquear e até deletar da sua vida pessoas que fazem parte de sua memória afetiva. Tornou-se mais simples colocarmos as cercas e muros com a rapidez do toque de um dedo. Foi para isso que lutamos? o que construímos? Para onde estamos indo?. Essas perguntas sempre existiram, só que nesse momento, a rede está mais estendida e o sofrimento ampliado.



Jô A. Ramos

Um comentário:

  1. Noutro dia ouvi um comentário que bate com esse texto:"as redes sociais aproximam quem está longe e distanciam quem está perto". Os vazios ficam ali cheios de ar, incolores e invisíveis. Bjs, Sossô.

    ResponderExcluir