quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

9 de Fevereiro - Dia Do Frevo - 109 Anos



o carnaval recifense possui uma música e uma dança carnavalesca própria e original, nascida do povo. De origem urbana, surgiu nas ruas do Recife nos fins do século XIX e começo do século XX. O frevo nasceu das marchas, maxixes e dobrados; as bandas militares do século passado teriam dado sua contribuição na formação do frevo, bem como as quadrilhas de origem européia. Deduz-se que a música apoiou-se desde o início nas fanfarras constituídas por instrumentos de metal, pela velha tradição bandística do povo pernambucano.


Este estilo é um tipo de marchinha bastante acelerada que recebeu o nome de frevo em 1910, pois fazia parecer que abaixo dos pés das pessoas existia uma superfície com água fervendo. Com o passar dos anos, o termo usado pelas pessoas para o ritmo era ‘frervendo’ e assim ficou conhecido como frevo.

A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, dando origem a palavra frevo, que passou a designar: "Efervecência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas como pelo Carnaval", de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa. Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife, que mantinha a melhor secção carnavalesca da época, na edição de 12 de fevereiro de 1908, faz a primeira referência a palavra frevo.


Em 1930, surge a divisão do frevo em três tipos: Frevo de Rua, Frevo Canção e Frevo de Bloco. Por ter ritmo e gingado contagiante, o frevo é hoje uma dança da multidão, na qual se confundem e misturam todas as classes sociais. É ouvido nas ruas ou nos salões, por ricos e pobres transmitindo energia positiva por todos os ângulos e nas facetas de cada passista.

O ritmo mais entoado no Carnaval pernambucano terá comemoração especial no Recife nesta quinta. Em 9 de fevereiro, é comemorado o Dia Nacional do Frevo. Orquestras, passistas, agremiações e cortejo pelas ruas da cidade marcam a celebração da data. A programação tem início às 9h, com atrações que prometem movimentar o Centro e ainda homenagear os 80 anos de fundação dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina.





Alceu Valença escreveu hoje:"É preciso tomar medidas urgentes para não deixar morrer o cidadão frevo. Para quem se ressente da ausência do gênero nas rádios, convoco a fazermos um mutirão pelo frevo nas redes sociais como o twitter e o facebook.

Vamos todos postar músicas, letras, vídeos e outros links para celebrar o mais pernambucano e revolucionário estilo musical do carnaval brasileiro, em seus 105 anos de existência e resistência comemorados neste 9 de fevereiro.

Aproveito e compartilho com vocês o meu "Frevo da Lua". Para quem quiser baixar a versão completa da música, é só fazer o download no meu site >> www.alceuvalenca.com.br ".

Jô A. Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário