segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CIRCO TEATRO UDI GRUDI APRESENTA : LIXARANGA!!!




O grupo UDI GRUDI vai levar o espetáculo Lixaranga para o Posto 9, na sexta-feira(23 de janeiro) e no domingo (25 de janeiro) em Ipanema,Rio de Janeiro, às 17h.No dia 3 de fevereiro o grupo estará no Largo da Carioca, às 18h.

Lixaranga, uma charanga feita de lixo. Consiste em um espetáculo de rua, uma charanga cênica, com três personagens que parecem alienígenas ou desertores do exército de Brancaleone. São seres quixotescos trajando armaduras de lixo que são instrumentos musicais. O repertório é composto em sua maior parte por músicas carnavalescas, e é claro que os palhaços não deixam nunca de fazer muita graça – um ate vira um chafariz.

O espetáculo foi criado pela mesma equipe responsável pelo O Cano, o grande sucesso internacional da companhia candanga. Tem a direção de Leo Sykes e conta com presença cênica de Marcelo Beré, Luciano Porto e Márcio Vieira, este último responsável também pela criação dos instrumentos utilizados na peça. Conta também com a supervisão musical e treinamento rítmico de Nonato Veras. Os figurinos e adereços foram desenhados pelo próprio grupo e são todos confeccionados com sucata e materiais nada convencionais como canos de PVC, embalagens tetraplac, latas..etc

AUGUSTO BOAL CONVIDA UDI GRUDI PARA OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS

Augusto Boal diretor e fundador do Centro de Teatro do Oprimido, convidou Marcio Vieira, ator do Circo Teatro Udigrudi para realizar a Oficina de Construção de Instrumentos Musicais, com materiais alternativos, usando conceitos musicais e métodos científicos baseados na acústica e na pesquisa do som. O objetivo é adquirir elementos de análise que permitam entender como funciona um instrumento musical, e desenvolver, com técnicas construtivas simples e materiais de baixo custo, instrumentos musicais que podem ser utilizados na música, na educação, na recreação, no artesanato e na musicoterapia.

Márcio Vieira Nasceu no Rio de Janeiro em 1959. Gradua-se em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília em 1985. Estudou na Escola de Música de Brasília de 1978 a 1980.
A partir de 1980, utilizando conceitos da física acústica e teoria musical, começa a desenvolver um modelo para estudo de instrumentos musicais. Esta pesquisa, associada ao desenvolvimento de técnicas construtivas com materiais alternativos, permite a obtenção tanto de instrumentos musicais originais, quanto convencionais de boa qualidade.

De 1981 a 1985, os instrumentos musicais desenvolvidos são utilizados por vários grupos musicais: Mão Suja, Liga Tripa e Músicas-à-Tentativa.
Em 1983 obtém bolsa de pesquisa na Unb para o desenvolvimento de instrumentos musicais de baixo custo, para utilização na educação musical.

Em 1984 obtém bolsa de pesquisa do CNPq com o projeto 'Técnicas e Materiais para Construção de Instrumentos Musicais', onde propõe um modelo de análise de instrumentos musicais, utilizando conhecimentos de acústica e teoria musical.

Desenvolve instrumentos musicais para o Hospital Sarah Kubitschek utilizados no tratamento e desenvolvimento de habilidades motoras de deficientes físicos.

A partir de 1986 inicia a produção de instrumentos musicais profissionais. Pesquisa e aprimora a Kalimba, um instrumento rústico africano, comercializado no Brasil e na Alemanha. Cria o Girassino, instrumento que utiliza o efeito Doppler e o Microtônio, instrumento composto por microtons, que introduz o conceito de 'densidade microtonal'.
Entre 1987 e 1996 ministra oficinas de acústica e construção de instrumentos na Escola de Música de Brasília, UnB e em escolas do DF e Goiás.

Em 1988 apresenta seus instrumentos em uma aula demonstrativa no I festival latino-americano de arte e cultura, realizado na Unb, Brasília, DF.
Em 1995 realiza uma exposição de seus instrumentos no Espaço Cultural 508 Sul, como resultado de uma pesquisa para a criação e construção de instrumentos musicais voltados para a alfabetização musical.
A partir de 1998, Coordena a área de pesquisa, desenvolvimento e construção de instrumentos musicais do grupo Udi Grudi, criando os instrumentos das peças O Cano (1998), Lixaranga (2002), Ovo (2003) e do curta-metragem A Casa do Mestre André (2006).
Em 2000 e 2002 participa do festival Canto da Primavera, em Pirenópolis, Goiás, onde apresenta seus instrumentos em um show musical.
Em 2001 ministra oficina de construção de instrumentos no festival internacional de Lucerne, Suíça, e no festival do Inselcircus em Sylt, Alemanha.

Em 2002 ministra curso de construção de instrumentos musicais para professores do ensino primário da Espanha, pelo projeto Stage da fundação la Caixa em Barcelona, Espanha.

Em 2004 ministra oficina de construção de instrumentos musicais para professores de música no festival internacional de música e dança de Granada, Espanha.

Em 2005 ministra oficina de construção de instrumentos musicais para professores e músicos no 19º festival universitário de teatro de Blumenau, Santa Catarina.

Ministra oficinas de construção de instrumentos musicais para a comunidade do Imbura, Recife, no VIII Festival Recife de Teatro Nacional, Pernambuco.

Coordena, entre 2005 e 2006, o convênio firmado com o Ministério de Ciência e Tecnologia para a realização do projeto Sons do Lixo, que visa à inclusão social através da transferência de conhecimentos de ciência e tecnologia, no Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

Atualmente, além de ator do grupo Udi Grudi, realiza pesquisa para desenvolver instrumentos que serão utilizados na peça teatral 'Devolução Industrial', o mais recente projeto do grupo Udi Grudi.

Datas e horários: De 26/01 a 06/02 - Seg, Qua e Sex – 19:00 às 22:00 horas
Duração : 18 horas/aula
Local: CTO – Centro de Teatro do Oprimido
Av. Mem de Sá, 31– Lapa


2a. OFICINA : COMICIDADE EM CENA:
Criação de personagem e material cômico para atores e diretores.
Com Circo Teatro Udi Grudi


Esta oficina visa a criação e elaboração de material cômico e a criação de cenas a partir deste material. Da seguinte forma:
Dia 1-Criação de um personagem cômico, ou o clown
Dia 2-Criação de material cômico usando objetos, relações e olhares
Dia 3-Utilizando o personagem cômico e o material cômico elaborados nos primeiros dois dias cada aluno participará da criação de uma cena cômica, tanto como ator quanto como diretor.

Leo Sykes, inglesa, é a diretora do Circo Teatro Udi Grudi desde 1998. Tabalhou 5 anos como assistente de direção de Eugenio Barba, é PhD em teatro, é diretora visitante do Teatret Om (Dinamarca) e também escreve para revistas de teatro e dirige filmes .

Marcelo Beré, é um dos clowns fundadores do Circo Teatro Udi Grudi, tendo participado em todas as suas atividades desde sua fundação em 1982. Fez mestrado em Circo pela Universidade de Londres e foi professor de circo da rede publica durante 25 anos.

Datas e horarios: 06, 07 e 08 fevereiro – das 09 ás 13 horas

Local: Sede do Grupo Teatral Moitará,
Rua Joaquim Silva 56 - 3 andar – Lapa

2 comentários:

  1. OI JÔ, ótima sua matéria e que a alegria sobreviva. Beijinho, Sossô

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Sô, eles são meus clientes de Assessoria de Imprensa. O Marcelo Beré conheço desde os tempos de faculdade, ele é amigo do Godoy, foram criados em Brasília. Esse pessoal é fera, muito capazes e super profissionais. Vai na página deles: www.circoudigrudi.com.br
    bjs

    ResponderExcluir