segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

CIRCO-TEATRO UDIGRUDI-25 ANOS NA ESTRADA



MOSTRA COMEMORATIVA DOS 25 ANOS DO CIRCO TEATRO UDI GRUDI
A Companhia de teatro Udi Grudi chega ao Rio de Janeiro. Fundada em 1982,em Brasília, a companhia já percorreu mais de 15 países e diversos estados do Brasil. Tendo recebido vários prêmios nacionais e internacionais.
Nos próximos dois anos o grupo realizará o projeto "UDIGRUDI 25 ANOS", com turnê em cinco capitais brasileiras ( Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Belo Horizonte) além da turnê internacional (México, Dinamarca e Canadá), tudo com patrocínio da Petrobras através do edital do programa Petrobras Cultural.
Em 2009, além das turnês, o grupo ainda realizará intercâmbio com outros artistas e montará um novo espetáculo, "A Devolução Industrial". Vale lembrar que o Udi Grudi é conhecido pela sua pesquisa musical e sua dramaturgia inédita.

Dando início a turnê, o Rio recebe de 8 de janeiro a 15 de fevereiro no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea os 4 espetáculos do grupo : OVO, O CANO, LIXARANGA e UDI GRUDI EM ConSerto, além das oficinas que serão realizadas pela companhia.
Desde sua fundação, o grupo cria um casamento de linguagens, misturando o circo, o teatro e a música, sempre costurados pelo humor. Nos anos de lona (quando a companhia tinha um circo), apresenta um repertório de comédias e dramas do circo-teatro, além de números como malabarismo, acrobacias, passeio-aéreo, corda indiana, show radiofônico e trapézio de vôos.

No ano de 89, com a peça "A Menina dos Olhos", com direção de Hugo Rodas ganha o prêmio da Concorrência Fiat e três prêmios da APAC-DF: melhor espetáculo infantil, melhor cenário e melhor trilha sonora. A peça foi assistida por mais de 10 mil pessoas. Em 92, a visibilidade do grupo já era mais do que evidente e dois dos integrantes recebem bolsas de estudos para a Inglaterra, oferecidas pelo Conselho Britânico e Fundação Vitae.

No Festival de Fringe de Edimburgo, na Escócia, no ano 2000, o grupo recebeu o prêmio The Herald Angel. Desde então, já participaram de mais de 50 festivais de teatro, circo, música e palhaços na Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Cuba, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Hong-Kong, Irlanda, Itália, México e Suiça além de 18 estados do Brasil com sucesso de público e crítica. O Udi Grudi semeia pelo interior do Brasil sementes férteis: as oficinas e espetáculos foram apresentados nos mais longinquos rincões. Pela primeira vez, a companhia mostra todo seu repertório nessas cinco capitais.


A dramaturgia e a direção ficam a cargo de Leo Sykes, com tese em doutorado na Warick University e a experiência de cinco anos como assistente do diretor Eugenio Barba. A construção dos instrumentos musicais é realizada pelo luthier Márcio Vieira, formado em engenharia elétrica pela UnB. A pesquisa cênico musical é desenvolvida pelo grupo que traz nos seus pilares os fundadores Luciano Porto e Marcelo Beré com muita bagagem da tradição do palhaço, aperfeiçoado em anos de experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário