domingo, 14 de março de 2010

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM EM COPACABANA




O novo MIS (Museu da Imagem e do Som) no Rio de Janeiro está sendo construído na Praia de Copacabana e deverá ser aberto ao público em 2012. O Projeto do escritório nova-iorquino é inspirado no calçadão de Copacabana.

O escritório nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro, dos arquitetos Elizabeth Diller e Ricardo Scofidio, venceu o concurso e a escolha foi anunciada no dia 10 de agosto pelo governador carioca, Sérgio Cabral, e pela secretária de Cultura, Adriana Rattes.

Além do ganhador, também foram convidados pelos organizadores outros seis escritórios: o americano Daniel Libeskind, o japonês Shigeru Ban e os brasileiros Bernardes & Jacobsen, Brasil Arquitetura, Isay Weinfeld e Tacoa Arquitetos.


O projeto de Elizabeth Diller e de Ricardo Scofidio propõe a "verticalização" do calçadão de Copacabana para a nova sede do Museu da Imagem e do Som. O prédio de cinco pavimentos será concebido como se fosse um fole de sanfona na horizontal, com escadas e rampas fazendo o acesso aos andares. Vidros permitirão a visualização interna do museu pelas pessoas que circulam do lado de fora.

Internamente, o novo MIS terá salas de exposição fixas e temporárias, biblioteca, videoteca, café, restaurante, espaço para shows, palestras e até um auditório para projeções no topo do prédio, ao ar livre. Além disso, a edificação também possuirá dois pavimentos de estacionamento e salas reservadas para a administração do museu.

O projeto está orçado em R$ 65 milhões, sendo que cerca de R$ 50 milhões virão do Estado e o restante será captado por meio de parcerias privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário