terça-feira, 26 de janeiro de 2010

RELÍQUIAS DO BUDA NO BRASIL



Uma rara exposição de relíquias do Buda Shakiamuni e de outros grandes mestres budistas chega ao Brasil em 2010.

A exibição vai passar pelas cidades de Viamão (RS), Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, João Pessoa e Recife.

Até hoje, as relíquias sagradas foram apresentadas em mais de cem cidades na Ásia, Europa, Estados Unidos e Canadá.

Concluída a volta ao mundo, as relíquias serão guardadas em um templo no coração de uma magnífica estátua de 152 metros do Buda Maitreia, que está sendo construída em Kushinagar, na Índia.


Cidades da Turnê
Viamão - 12 a 14 de março - CEBB Caminho do Meio

Florianópolis - 19 a 21 de março

Curitiba - 26 a 28 de março - Faculdades Integradas Espírita - Rua Tobias de Macedo Júnior, 333, Santo Inácio

São Paulo - 07 a 11 de abril

Vitória - 16 a 18 de abril

Salvador - 23 a 25 de abril - Museu da Misericórdia

Recife - 07 a 09 de maio

João Pessoa - 14 a 16 de maio

Rio de Janeiro - 20 a 23 de Maio

*Algumas cidades ainda confirmarão o local.


As relíquias
A coleção é extraordinária. Ela contém numerosas relíquias do Buda Sakiamuni e de seus mais reputados discípulos: Maudgalyayana, Ananda e Sariputra. As relíquias do Buda Kasyapa, que precedeu Sakiamuni, e de vários outros santos e mestres espirituais das tradições chinesa, indiana e tibetana também fazem parte da exposição.

As relíquias do Buda Sakiamuni foram oferecidas por Sua Santidade, o Dalai Lama ao Lama Zopa Rinpoche. Muitos outros mestres budistas uniram-se ao projeto e ofereceram relíquias para serem colocadas no coração da estátua do Buda Maitreia.

Quando os corpos de mestres espirituais são cremados, entre suas cinzas surgem cristais parecidos com pérolas. Estes objetos são especiais porque guardam a essência das qualidades do mestre. As relíquias são evidências físicas de que ele desenvolveu muita compaixão e sabedoria antes da morte. Elas proporcionam uma oportunidade única de conexão espiritual com seres iluminados.

Inúmeras pessoas têm se conectando diretamente à poderosa energia de amor que emana das relíquias. Budistas e não-budistas relatam que se sentem inspirados, curados e em paz, simplesmente por estarem em sua presença. Cada visitante acessa o aspecto divino em si mesmo.


O projeto Maitreia
A palavra Maitreia, nome do próximo Buda que virá, significa "bondade amorosa". O objetivo do Projeto Maitreia é levar a paz aos indivíduos, às famílias, às comunidades e, conseqüentemente, ao mundo, através da prática de bondade amorosa.

A estátua de bronze, que é a parte mais visível do Projeto Maitreia, foi concebida para durar por mais de mil anos. Durante este período, espera-se criar, direta e indiretamente, condições para a estabilidade econômica e renovação espiritual na região de abrangência do projeto. Quinhentos alunos já estão recebendo educação gratuita na escola do Projeto de Educação Universal Maitreia, em Bodhigaya.

A estátua e o prédio do seu trono vão abrigar um museu, uma biblioteca e um teatro, além de templos, salas de exposição e serviços de hospitalidade. Um hospital universitário de nível internacional será construído para atender aos mais carentes. Tudo reunido em um maravilhoso projeto paisagístico com pavilhões de meditação, lindas fontes de água e piscinas tranqüilas.

Durante o século 20, a maioria dos grandes edifícios construídos foi dedicada aos interesses econômicos. A estátua do Buda Maitreia proporcionará ao mundo um necessário e duradouro monumento aos valores espirituais.

“Quando estamos em paz em nosso interior, podemos ficar em paz com aqueles ao nosso redor. Quando nossa comunidade se encontra em estado de paz, ela é capaz de compartilhar esta paz com as comunidades vizinhas e assim por diante. Quando sentimos amor e bondade pelos outros, isto não apenas faz com que eles se sintam amados e cuidados, mas também nos ajuda a desenvolver felicidade e paz internas.

Este projeto é realmente maravilhoso e é o resultado de grande coragem e determinação. Do fundo de meu coração, eu aprecio e aplaudo este belíssimo projeto e todas as pessoas conectadas a ele – os benfeitores e todos os outros que contribuíram e estão contribuindo para que ele ocorra. Todos deveriam compreender que este é um projeto sagrado e abençoado.” –Sua Santidade, o XIV Dalai Lama.

Realização:
Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB)
Shiwa Lha – Centro de Estudo do Budismo Tibetano

Apoio:
Instituto Caminho do Meio
Centro de Cultura Tibetana

Nenhum comentário:

Postar um comentário