sexta-feira, 6 de novembro de 2009

16 DIAS DE ATIVISMO - UMA VIDA SEM VIOLÊNCIA É UM DIREITO DAS MULHERES


A campanha dos 16 Dias de Ativismo entra no AR

Em 2007, 52% dos eventos foram realizados em municípios do interior, espaços carentes de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. Em 2008, este número subiu para 59%.

Uma Vida sem Violência é um Direito das Mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos. Com este slogan a edição 2009 da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no Brasil, realizada entre os períodos de 20 de novembro a 10 de dezembro, dá visibilidade às diferentes formas de violência, ainda presentes no cotidiano de muitas mulheres, a fim de sensibilizar a sociedade e o Estado para o seu enfrentamento, assim como estimular o comprometimento de todos os atores sociais.

Em sua sétima edição nacional, a Campanha 16 Dias de Ativismo vem ampliando a cada ano seu alcance, mobilizando sociedade civil e governos nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal gerando um aumento de mil por cento no número de eventos em 2008 (675) comparados com 2004.

A questão do direito humano a uma vida sem violência e do enfrentamento à violência contra as mulheres combina uma discussão ampla, que nos permite desvendar e desconstruir as amarras da cultura milenar que estruturou e consolidou as desigualdades de gênero. O grande foco no debate sobre violência contra as mulheres ainda se encontra nos atos violentos visíveis, que deixam marcas físicas, mas não consideram a violência moral e psicológica como prejuízo real às mulheres em situação de violência.

Como uma ação estratégica, a Campanha 16 Dias de Ativismo tem um papel relevante na promoção de debate e propõe dar visibilidade às várias formas de violência contra as mulheres, estimulando o reconhecimento de condutas aparentemente banais e corriqueiras como formas de violência e a adoção de comportamentos críticos, de resistência e de alteração dessas condutas. Ao sensibilizar diversos atores para a temática, incluindo tomadoras/es de decisão nas três esferas, a Campanha contribui com e para a implementação efetiva do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e o do Plano Nacional de Política para as Mulheres.

A Campanha dos 16 Dias de Ativismo adere às mídias sociais

O BLOG Campanha 16 Dias de Ativismo já existe. Neste ano, contaremos com mídias sociais, como um BLOG, para a divulgação da Campanha. O BLOG será um veículo de mobilização, informação e interação sobre a temática da violência contra as mulheres e as ações da Campanha nos estados. Valendo-se do acúmulo de experiências e materiais já produzidos ao longo dos sete anos da Campanha 16 Dias de Ativismo em âmbito nacional.

Este Perfil da Campanha, focado nas mídias sociais – Youtube, Orkout, Google groups, Flirk - permitirá o acesso a um conjunto de materiais impressos, de áudio e vídeo que poderão ser utilizados para as ações deste ano. Através do endereço www.agende.org.br/16dias, você encontrará desde instrumentos de divulgação da campanha, agenda de eventos nos estados, notícias sobre as mobilizações publicadas na mídia, banner para adesão/apoio à Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Vai encontrar também maneiras de se comprometer com a Campanha, atitudes que pode tomar para por fim a violência contra as mulheres e direitos que pode exigir para assegurar uma vida sem violência para as mulheres brasileiras.

Para manter viva e atuante a rede que construímos durante todos estes anos da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Volência contra as Mulheres, ajude-nos a aumentar a visibilidade dessas ações e eventos da Campanha, enviando informações sobre as atividades planejadas e, depois, realizadas em sua cidade. Elas serão registradas e veiculadas na AGENDA no BLOG da Campanha e também nos relatórios da edição 2009.

O sucesso da Campanha 16 Dias de Ativismo está na consolidação da mobilização nacional em todos os estados e, de maneira crescente, nos municípios do interior.Este avanço depende da interação e reforço de todos os movimentos, organizações da sociedade civil e instancias governamentais, não deixem de nos enviar as datas, locais e horários dos eventos que acontecem na sua cidade.
www.agende.org.br/16dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário