domingo, 27 de abril de 2008

VIAJAR

Viajar sempre foi o maior dos meus sonhos, senão o único, acreditem, ou não...a possibilidade de terras distantes, de ruas cheias de personagens alheios a minha vontade....do cheiro do ar...sem nada que me lembrasse o dia-a-dia do lugar em que vivia...algum lugar para sentir frio..ver a chuva cair.... andar de casaco e botas.....simples assim. As minhas expectativas de viagem nunca estiveram centradas no outro e sim nas paisagens, nos trens, nos jardins, nas janelas.....na chuva, no café de um bar qualquer de uma rua nunca antes vista.



O poeta Charles Baudelaire amava viajar, em sua biografia está nítido a atração por viagens, quartos de hotéis, estações ferroviárias, navios, cais e portos. Quando se sentia oprimido pela atmosfera em Paris, quando o mundo lhe parecia "monótono e pequeno", ele partia, "partia por partir"...um de seus poemas : "Vagão , leva-me contigo! Navio, carrega-me daqui! Leva-me para longe, bem longe. Aqui a lama é feita das nossas lágrimas! ".

Sua obra está repleta de assuntos relacionados a este tema. Poucos segundos na vida são mais libertadores do que aqueles quando o avião levanta vôo para o céu.