domingo, 7 de agosto de 2011

COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DO RINPOCHE-12 DE AGOSTO 2011




Na sexta-feira dia 12 de agosto, comemoraremos o aniversário de S. Ema. Chagdud Tulku Rinpoche(1930-2002) com um tsog. Faremos um tsog de Chuva de Bençãos, todos estão convidados! Não é necessário iniciação.O tsog é uma elaborada cerimônia do Budismo Tibetano que utiliza alimentos e bebidas de diferentes sabores como objeto de meditação e purificação.



“Ao longo de minhas muitas vidas e até este momento, todas as virtudes que eu tenha alcançado, inclusive o mérito gerado por esta prática e todas as que vier a conseguir, ofereço para o bem-estar dos seres sencientes. Possam a doença, fome, guerra e sofrimento diminuir para todos os seres enquanto sua sabedoria e compaixão aumentam nesta e em vidas futuras. Possa eu rapidamente alcançar a iluminação para trabalhar sem cessar pela liberação de todos os seres.”

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HOJE SE COMEMORA OS 2600 ANOS DE ENSINAMENTOS DE BUDA SHAKYAMUNI



Há exatamente 2600 anos, Buda Shakyamuni manifestou a Iluminação completa sob a árvore Bodhi, em Bodhigaya. O que Buda descobriu foi um estado tão sublime, extraordinário e além de explicação que não parecia ser possível explicá-lo a ninguém mais.


"Eu descobri um estado que é como néctar, como Ambrosia;
Profundo, pacífico, simples, não-composto, radiante.
Se eu tentar explicá-lo, ninguém entenderá.
Por isto é melhor que eu fique sozinho, meditando na floresta"
---- Buda Shakyamuni

Por sete semanas após sua Iluminação, Buda não ensinou. Mas encorajado por Indra e Brahma, quarenta e nove dias depois ele finalmente caminhou de Bodhigaya até Sarnath, perto de Varanasi, e deu seu primeiro ensinamento. Este dia é comemorado hoje, no festival chamado Chokhor Duchen, o Primeiro Giro da Roda do Dharma.

"Como mágica, como uma miragem, como um sonho,
como a lua refletida na água, como um eco;
assim é a Roda do Dharma girada pelo Protetor do Mundo"
---- Lalitavistara Sutra

No dia de hoje, 3 de Agosto de 2011, comemoramos 2600 anos do primeiro ensinamento de Buda. Neste dia, é dito que os efeitos das ações positivas ou negativas são multiplicados por 10 milhões, ou 100 milhões.

Depois, em outras ocasiões, Buda girou a Segunda e a Terceira Roda do Dharma, dando origem aos ensinamentos de Prajñaparamita e do Tathagatagarbha. É graças à infinita compaixão e bondade de Buda em girar a Roda do Dharma que as pessoas neste mundo têm a possibilidade de seguir um caminho espiritual, praticar estes ensinamentos e alcançar um estado além de todo sofrimento.


Quatro "Grandes Ocasiões"

No Budismo Tibetano, são comemoradas quatro "Grandes Ocasiões", ou "Duchen", que marcam os quatro grandes feitos de Buda Shakyamuni. O primeiro deles é o Chötrul Duchen, que cai na primeira lua cheia do ano lunar tibetano. Neste período, é dito que Buda manifestou um milagre por dia durante 15 dias para motivar seus discípulos. O segundo festival é o conhecido Saga Dawa, que comemora a iluminação, nascimento e parinirvana de Buda. O terceiro é o Chökhor Duchen, que comemora o primeiro ensinamento de Buda, sobre as Quatro Nobres Verdades e o Caminho Óctuplo, que são a base do Hinayana. O quarto festival é o Lhabab Duchen, que celebra o dia em que Buda desceu do reino dos devas, onde foi ensinar os seres celestiais, e voltou ao mundo humano.

Nestes dias, é dito que os efeitos das ações positivas e negativas são multiplicados por 10 milhões ou 100 milhões.

Fonte:Hoje no Lhundrubling, em São Paulo, comemoraremos esta data muito especial com uma Ganapuja, às 20h00.